O projeto Cidadania Itinerante da SJC (Secretaria da Justiça e Cidadania) atendeu cerca de 40 pessoas em seu primeiro dia em Oriente. Atendimentos foram iniciados na quarta-feira (26) e vão até o sábado (29), das 9h às 15h, na avenida Max Wirth, s/n, no estacionamento da Fepasa, onde a van ficará estacionada. Objetivo do projeto é levar diversos serviços de documentação para os moradores da cidade.
Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Oriente, Gleise Castilho Moris, são distribuídas no máximo 100 senhas por dia, por ordem de chegada, com término uma hora antes do horário. Ela também informou que no sábado será realizada a FeirArte (Feira de Artesanatos) no quiosque da Fepasa, juntamente com os serviços realizados pela van da Cidadania Itinerante.
Os serviços disponíveis para a população incluem: agendamento de primeira e segunda via de RG; agendamento de segunda via de CNH (Carteira Nacional de Habilitação); agendamento na Receita Federal; emissão de atestado de antecedentes criminais; download da carteira de trabalho digital no celular; consulta ao Serasa; criação de conta no portal GOV; elaboração de currículo; emissão de segunda via de CPF e título de eleitor; emissão de segunda via de contas de água e luz; encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC; solicitação de seguro-desemprego; orientações com Procon e Defensoria Pública; orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações; recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, por orientação sexual, identidade de gênero e intolerância religiosa; registro de boletim de ocorrência; e solicitação de segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito.