Os vereadores da Câmara Municipal de Marília realizaram, na noite desta sexta-feira, dia 3 de outubro, uma sessão solene para a entrega do título de Cidadão Mariliense ao cirurgião-dentista Roque Javier Merida Delgado. Iniciativa foi do vereador Elio Ajeka (PP), por meio do Decreto Legislativo 471, de 24 de junho de 2025.
Conforme Ajeka, o título destaca as grandes contribuições de Dr. Roque dentro da sua área de atuação em Marília. “É uma forma de Marília expressar sua profunda gratidão a ele”, ressaltou.
Delgado nasceu em David, Província de Chiriqui, na República do Panamá, em 22 de março de 1965. Formado como cirurgião-dentista na Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo), ele é especialista, mestre e doutor em Dentística Restauradora. Lecionou, no período de 1996 a 2007, na Unimar (Universidade de Marília), sendo responsável pela formação de centenas de cirurgiões-dentistas. Ainda na Unimar, exerceu de 2004 a 2007, a função de coordenador da pós-graduação em Ciências Odontológicas.
A cidadania brasileira foi conquistada no ano de 2017. Paralelamente à grande atividade no ensino da odontologia em Marília, Roque Javier Merida Delgado atuou como diretor de clínica de odontologia estética e atualmente é sócio-fundador de empresas de produtos médicos e odontológicos. “Uma vida dedicada à odontologia, à formação de profissionais capacitados e que merece todas as nossas homenagens”, concluiu Ajeka.
Participaram da solenidade, presidida pelo vereador Danilo da Saúde (PSDB), os vereadores Agente Federal Júnior Fefin (União), Fabiana Camarinha (Podemos), Delegada Rossana Camacho (PSD), João do Bar (PSD), Vânia Ramos (Republicanos), Professora Daniela (PL), Thiaguinho (PP), Wellington Corredato/ Batata (PP), Mauro Cruz (Solidariedade) e Delegado Wilson Damasceno (PL).
Para o homenageado, foi uma honra receber o título. “Agradeço ao amigo Elio Ajeka e demais vereadores pela honraria. A família é a razão da minha vida porque sempre participou das minhas conquistas. Obrigado aos colaboradores da minha empresa, com mais de 10 anos de história na cidade. Recebo a homenagem com profunda gratidão. É uma das maiores distinções que recebi em minha vida, desde que cheguei a Marília nos anos 90”, declarou na tribuna da Câmara.