O cronograma da coleta de lixo em Ocauçu sofreu alteração recentemente. Agora, aos sábados, os caminhões só recolhem os resíduos nas ruas do Centro e nos comércios. Restante dos dias, conforme explica ao O DIA a secretária do Meio Ambiente, Zélia Ermelinda Colombo Casagrande, continua da mesma forma, mas a gestora da pasta pede a colaboração da população para a separação dos materiais recicláveis.
Segundo o cronograma definido, às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 7h, os caminhões fazem a coleta de resíduos orgânicos em toda a cidade. Já a coleta de entulhos é realizada às segundas, terças, quartas e sextas-feiras no mesmo horário em Ocauçu e às quintas-feiras no distrito de Nova Columbia.
A coleta dos materiais recicláveis, também destinada a toda cidade, ocorre às terças e quintas, a partir das 7h. Trabalho já era realizado em Ocauçu, mas a secretária do Meio Ambiente destaca que ainda é preciso que a população se atente à forma correta de fazer a separação dos itens. Neste caso, devem ser descartados somente materiais plásticos, como garrafas pet, papel, papelão, alumínio, vidros, embalagens longa vida, eletroeletrônicos, entre outros. “É importante que as pessoas se atentem e façam a separação corretamente, colocando nos sacos para a coleta apenas aqueles que podem ser reciclados. Assim todos colaboram para o descarte correto de cada item e com a preservação do meio ambiente.”
Atualmente, os resíduos sólidos urbanos e de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços produzidos em Ocauçu são transportados por uma empresa até o aterro licenciado pelos órgãos competentes às margens da rodovia SP-333, próximo à divisa de Marília com Echaporã. O serviço foi contratado em julho deste ano por R$ 280,9 mil. Contrato tem duração de um ano.