quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
☁️ 22°C

Com 96 anos, Pompeia é destaque em pesquisas e a 13ª melhor cidade do país

default

Conhecida como “Cidade Coração”, Pompeia comemora, nesta terça-feira (17), 96 anos de fundação e tem se destacado em pesquisas que avaliam a qualidade de vida da população e da educação. Recentemente, o município foi considerado o 13º melhor do país em progresso social, segundo o IPS (Índice de Progresso Social), que utiliza metodologia criada há décadas por cientistas de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos. 

Levando-se em consideração apenas as cidades paulistas, Pompeia é a 9ª no ranking e lidera entre as da região de Marília, já que nenhuma outra aparece entre as 20 melhores. O município alcançou a nota 70,06 no IPS Brasil, apenas um pouco abaixo da obtida por Brasília (DF), a primeira colocada entre as capitais (71,25), e Goiânia (GO), segunda colocada (70,19), e à frente de Belo Horizonte (MG), terceira com nota 69,62. A capital paulista ficou em 6º lugar e alcançou IPS de 68,79.

Os bons resultados também têm atingido a educação. No Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Pompeia obteve a nota 7,4, bem superior às médias estadual e nacional. Segundo o município, a cidade conta com a municipalização do ensino até o 5º ano (antiga 4ª série) e não só atingiu a meta indicada pelo Ideb como a ultrapassou e alcançou o 7º lugar do estado de São Paulo entre as cidades com mais de 20 mil habitantes. 

A “Cidade Coração”, que tem este status pelo seu povo acolhedor, também foi apontada em julho deste ano como ótima para se morar em ranking elaborado pelo jornal Gazeta do Povo do Paraná, que considerou uma ampla base de dados, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ideb, DataSUS e Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Pompeia ficou classificada no “Top 60”, com nota apenas 0,57 menor que o primeiro colocado, São Caetano do Sul. Segundo o estudo, a cidade ocupa a 54ª colocação, com nota 7,20. Marília, por exemplo, não se classificou nem entre as 100 melhores. “O reconhecimento de Pompeia no cenário nacional é motivo de comemoração neste aniversário de 96 anos de fundação e reflete os resultados positivos dos investimentos em saúde, educação, infraestrutura, segurança e outros temas”, destaca o município em nota ao O DIA.

Leia também