Com baixa adesão, postos continuam a vacinar população contra a gripe

A campanha de vacinação contra a gripe continua com baixa adesão a poucos dias de ser encerrada. Em Marília, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, informados a pedido do O DIA, apenas 11,3% receberam a dose trivalente contra o vírus Influenza. Dos 136,3 mil esperados, só 15,1 mil foram vacinados. Já entre os grupos prioritários, que somam 100,6 mil, a Saúde municipal aplicou 43,9 mil doses da vacina, uma cobertura de 43,66%. 

Postos da região Norte estão abastecidos com vacinas e, para ser imunizado, basta o interessado comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua casa com o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e a carteirinha de vacinação. Também estão sendo aplicadas doses em atraso e da poliomielite.

A vacina é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra a gripe. “Aqueles que se vacinaram no ano passado devem reforçar a imunização novamente, pois o vírus passa por modificações, criando a necessidade de seguir o esquema vacinal anualmente. Vale reforçar que os compostos das doses aplicadas ajudam a proteger contra as cepas atuais”, destaca em nota a Secretaria Estadual da Saúde.

Em documento encaminhado ao jornal, a Saúde estadual destaca que os casos de problemas respiratórios como gripe, rinite e sinusite são intensificados nos períodos de inverno devido às baixas temperaturas e clima seco. “Para crianças e idosos, as doenças podem ser ainda mais graves por conta do sistema imunológico mais frágil, levando a demais complicações, internações e até mesmo óbito”.

Programação do Estado é que a campanha tenha sequência até o próximo dia 14 e até o fechamento desta matéria não havia informação de nova prorrogação. Este ano, até o último dia 6, Marília registrou 214 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), situação em que a pessoa, além dos sintomas gripais, apresenta agravamentos, como desconforto respiratório, dor persistente no tórax e saturação de oxigênio menor que 94%.  

SINTOMAS /Os sinais clássicos da gripe são febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos. Em crianças menores de dois anos de idade são comuns tosse, coriza e obstrução nasal. Nos adultos infectados, o vírus Influenza é transmissível nas 24 horas antes do início dos sintomas e em até três dias após o final da febre. 

Leia também