Com cobertura de 43%, Lupércio aplica doses contra gripe até fim do estoque

A Secretaria da Saúde de Lupércio informou que vai manter a vacinação contra o vírus da gripe até o fim dos estoques na cidade. A continuidade não se estende necessariamente aos demais municípios paulistas, já que o Estado anunciou o fim da campanha iniciada em março no último domingo, dia 14 de julho. Voltada para toda a população acima dos seis meses de idade, a cobertura vacinal entre os públicos considerados prioritários, que estão mais suscetíveis às complicações da doença, como crianças, idosos, gestantes e puérperas, permanece baixa mesmo após várias prorrogações.

Em Lupércio, segundo a secretária municipal da Saúde, Nayara Cristina Gimenes Rodrigues, informou ao O DIA, a cobertura vacinal contra a gripe até o último dia 15 estava em 43,22% entre os grupos prioritários. “A maioria [municípios] ficou com baixa cobertura, por isso decidimos manter a vacinação até durarem os estoques”, diz. Ela destaca ainda que é importante receber a dose para evitar complicações de saúde, já que as gripes estão ficando cada vez mais fortes. “Basta procurar uma unidade de saúde e se vacinar.”

As doses contra o vírus Influenza estão sendo aplicadas nos postos de saúde de Lupércio e do distrito de Santa Terezinha, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Basta comparecer com a carteirinha de vacinação e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

CRIANÇAS /Material divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde orienta os pais e responsáveis a aproveitarem o período de férias escolares das crianças para levá-las aos postos de saúde e atualizar a caderneta de vacinação. Nas unidades, o histórico de imunização pode ser acessado, facilitando a administração das vacinas que não estão em dia.

Segundo a pasta, no calendário básico de vacinação para crianças com menos de um ano, por exemplo, estão previstas as imunizações contra doenças como tétano, difteria, sarampo, caxumba, rubéola, além de poliomielite e coqueluche, que têm como principal forma de prevenção a vacina.

Leia também