Com dois pré-candidatos, convenções em Pompeia ocorrem no fim de semana

default

Ao que tudo indica, a disputa pela Prefeitura de Pompeia será entre o ex-prefeito Álvaro Januário, o Vinho (Republicanos), e o vereador Diogo Ceschim (Podemos). As pré-candidaturas dos dois já foram oficializadas, mas apenas o segundo tinha definido quem ocupará a função de vice até o fechamento desta matéria. Ceschim terá como companheiro de chapa o vereador Carlos Rogério Barbosa (Novo).

Segundo Vinho, em entrevista ao O DIA, o nome do vice ainda está sendo decidido entre os partidos que compõem a coligação e será anunciado na convenção que ocorre neste sábado, dia 27, das 9h às 16h, em um espaço para eventos localizado na rua Edson Campos Pereira, 600, na região das Chácaras Recreio. “Estamos conversando com aqueles que têm esta pretensão para a escolha do nome”, comenta Vinho, que tem 71 anos e já ocupou o cargo de prefeito por três mandatos e uma cadeira no Legislativo por mais dois.

Entre os nomes que vêm sendo apontados para a vaga de vice estão os dos vereadores Rodolfo Marino (MDB) e Waldemar Merencio da Silva Neto (PSD). Além destes dois partidos e o Republicanos de Vinho, fazem parte da coligação o PP, União Brasil e o PL. A coligação partidária pretende lançar 48 candidatos para a disputa por uma vaga na Câmara de Pompeia.

Já o lançamento da pré-candidatura de Diogo Ceschim ao Executivo e do vice Carlos Rogério Barbosa foi realizado no último dia 20. No próximo domingo, dia 28, a partir das 9h, na rua Luís Michelon Rodrigues, 50, na região das Chácaras Paraíso, ocorre a convenção partidária. Com os partidos Podemos e Novo, a coligação pretende lançar 24 nomes para a disputa na Câmara, sendo 12 de cada um. “A chapa vem sendo construída desde 2021, com diálogo para a escolha de quem sairia prefeito e vice. É pequena, mas bem plural e vai aliar experiência e juventude”, explica Ceschim. Ele foi o vereador mais bem votado nas eleições municipais de 2020 e da história de Pompeia, chegando a obter 1.646 votos, 13,21% do total. Ele é professor da rede estadual de ensino e tem 29 anos.

Registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto

Conforme o calendário das Eleições 2024, as convenções partidárias para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito, vereador e para a deliberação sobre eventuais coligações podem ser realizadas até 5 de agosto. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) explica que elas podem ocorrer no formato presencial, virtual ou híbrido. 

Ainda de acordo com o calendário, após a escolha dos candidatos na convenção, a legenda já pode solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral, o que deve ser feito até 15 de agosto.  É por meio do CANDex (Sistema de Candidaturas – Módulo Externo) que os partidos encaminham os requerimentos de registro. 

O sistema é obrigatório para todos os tipos de pedido (coletivo, individual, vaga remanescente, substituição) e para o Drap (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) sem candidato, conforme previsto na Resolução TSE n° 23.609/2019.

O calendário eleitoral estipula a data de 16 de setembro (20 dias antes do 1º turno, marcado para o dia 6 de outubro) como limite para que todos os pedidos de registro de candidaturas, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, estejam julgados pelas instâncias ordinárias, bem como publicadas as decisões. 

Leia também