segunda-feira, 7
de
julho
de
2025
☁️ 16°C

Com estoques em níveis críticos, banco de sangue faz ação no Dia do Doador

Estoque de A positivo está em situação de alerta; negativos são os que mais preocupam - Foto: Rodrigo Nunes/MS

Na próxima segunda-feira (25) é lembrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e o Hemocentro de Marília, que fica localizado no bairro Fragata, zona Sul, terá programação especial. Na data, serão oferecidos café e lanche, em ação que também contará com música. O banco de sangue, que atende toda a região, está com os estoques em situação bem crítica e precisa da colaboração de voluntários.

Segundo o último levantamento divulgado ao O DIA, três tipos sanguíneos estão precisando com urgência de doações. São eles: B, AB e O negativos. Outros estão em situação de alerta, como A positivo, A negativo e O positivo. B positivo está com estoque estável, enquanto apenas o AB positivo se encontra em situação confortável.

Para melhorar os estoques, o Hemocentro convida a população a comparecer no Dia do Doador e lembra que, no geral, uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. “Este é um momento para homenagear cada um dos doadores que passam pelo Hemocentro de Marília, que com um simples gesto transformam e salvam vidas. Cada gota de sangue doada é um ato de amor e solidariedade que faz a diferença na vida de muitos pacientes”, destaca em nota.

Ao comparecer à unidade é necessário apresentar um documento de identidade com foto. Após a conferência dos dados pessoais, o voluntário passa por triagem, onde será aferida a pressão arterial, temperatura, pulso e peso, e feita a dosagem de hematócrito (teste de anemia). Em seguida, ele é encaminhado para a entrevista.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos só podem com autorização dos responsáveis), peso mínimo de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentado e hidratado. É recomendado evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e que o doador durma bem na noite anterior.

Interessados em colaborar com o banco de sangue de Marília devem se dirigir, de segunda-feira a sábado, das 7h às 13h, à rua Lourival Freire, 240, ao lado do Fórum.

Leia também