Com maior adesão, mais de 19 mil alunos do município voltam às aulas 

Emei ‘Pedacinho do Céu’ na zona Sul. (Foto: Assessoria de Imprensa)

Cerca de 19.200 estudantes retornam às escolas municipais para o ano letivo de 2024, uma adesão 4% maior se comparada ao ano anterior em Marília. As Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emefs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) começaram a receber os alunos a partir desta segunda (5), enquanto as escolas estaduais, como definido pela Seduc-SP (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo), retornam no dia 15 de fevereiro, já que os calendários das redes municipal e estadual não são unificados. 

Para os alunos do ensino fundamental de escolas municipais, as atividades já retornaram com total adesão, havendo uma pausa na semana do carnaval, sob a justificativa de que os professores, coordenadores e diretores realizarão o planejamento escolar após o feriado. 

Já nas Emeis, o retorno será feito de modo escalonado, para que as crianças possam se adaptar com maior facilidade. “O retorno precisa ser gradual porque as crianças ficaram alguns meses distantes do ambiente escolar, então a primeira semana é um período de acolhimento”, explica o secretário da Educação, Helter Rogério Bochi.

RESTRIÇÃO / O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Educação, publicou um comunicado, nesta segunda (5), informando o banimento do acesso às redes sociais pelo Wi-Fi administrativo das escolas estaduais, utilizado por professores e outros funcionários. Para os alunos, a restrição está vigente desde o ano passado. As medidas seguem recomendação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que apontou uma “associação negativa entre o uso das tecnologias e o desempenho dos estudantes”.

Leia também