A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, recebeu nesta semana mais 14 mil doses da vacina contra a Influenza (gripe) e promove mais ações para intensificar a vacinação de moradores da cidade, onde toda a população pode se imunizar contra a doença.
Segundo o Ministério da Saúde, a Influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. “A estratégia de vacinação tem o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação anual é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus”, destaca o órgão.
A vacina trivalente, aplicada em Marília, protege contra as cepas do vírus Influenza A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria), que são as mais incidentes no hemisfério Sul.
Em Marília, a população pode se vacinar em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Vale lembrar que a UBS Nova Marília fica aberta até as 22h de segunda a sexta-feira, inclusive para vacinação, pois integra o Programa Melhor Horário.
Além disso, para aproximar a imunização da população, equipes da saúde realizam ações pontuais em diferentes regiões do município. Na sexta-feira (30), das 8h30 às 12h, serão vacinados os trabalhadores da Construtora Pacaembu, no empreendimento localizado atrás do posto Gigantão, na avenida Sigismundo Nunes de Oliveira, s/n, na região Norte.
Já no sábado (31), das 9h às 12h, também haverá vacinação contra a Influenza durante o evento Maio Legal, realizado na rua Ângelo Trevelin, 515, em frente à Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Sementinha, no Jardim Planalto, região Sul. Todos os presentes poderão se vacinar.
Nesta semana, foram realizadas ações na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sul e na na sede da Afepesp (Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo), em parceria com os Rotary Clubs.
COBERTURA /Segundo a prefeitura, das 80.430 doses contra Influenza recebidas pelo município nesta Campanha Nacional de Vacinação, somente 36.804 foram aplicadas até a última segunda-feira (26). Isso corresponde a 45,75% do total recebido.
Já a cobertura dos grupos prioritários (crianças de seis meses até 5 anos e 11 meses, idosos, gestantes e puérperas), que totalizam 100 mil pessoas em Marília, está em 19,24%.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, convida a população para comparecer a uma das ações para receber a vacina ou ir a uma UBS. “Temos procurado vacinar o maior número de pessoas possível, promovendo ações em todas as regiões da cidade. Em Marília, a vacina contra a gripe está liberada para toda a população, a partir dos seis meses, e peço que as pessoas se vacinem, pois é sempre o melhor remédio e salva vidas”, finaliza.