Com mais de 20 casos de hepatite C, SAE intensifica testagens em Marília

O SAE (Serviço de Assistência Especializada) de Marília intensificou as testagens gratuitas de hepatites, sífilis e HIV, além de orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis em virtude da campanha “Julho Amarília”, que faz parte da ação “Julho Amarelo”, cuja finalidade é reforçar a vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, na região de abrangência do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Marília, até o momento foram registrados 22 casos de hepatite C e cinco de hepatite B. Nenhum diagnóstico de hepatite A foi confirmado.

A hepatite C tem como forma de transmissão o contato com sangue e é considerada a maior epidemia da humanidade atualmente, sendo a principal causa de transplante de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte e não possui vacina.

Segundo tipo com maior incidência, a hepatite B possui transmissão via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção é a vacina associada ao uso do preservativo. Já a hepatite A é considerada uma infecção leve com o maior número de casos, está diretamente relacionada com condições de saneamento básico e higiene pessoal e para esse tipo da doença também existe imunização.

Em Marília, a testagem é realizada rotineiramente o ano todo, de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h, e o diagnóstico precoce auxilia no tratamento. Os interessados devem comparecer com um documento com foto e, caso tenha, o cartão SUS. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelos telefones (14) 3413-7421 ou (14) 3451-2939.

Leia também