Herculândia teve a pior avaliação entre as 12 cidades da região de Marília que participaram da avaliação popular realizada pelo O DIA na primeira quinzena de abril. No levantamento, 50 moradores atribuíram uma nota de 0 a 10 para os primeiros 100 dias deste segundo mandato do prefeito reeleito Paulo Sérgio de Oliveira, o Paulinho. A média obtida foi de 5,1.
Por meio de sua equipe de governo, o prefeito foi convidado a conceder entrevista para destacar as ações realizadas pela administração no período. No entanto, não houve retorno à reportagem até o fechamento desta edição, às 12h desta terça-feira (22).
Diante disso, o O DIA reuniu algumas das ações divulgadas pelas redes sociais da prefeitura nesses primeiros 100 dias de 2025, para prestar o serviço à população. As ações abrangeram diferentes frentes como infraestrutura urbana, esporte, saúde pública, capacitação de servidores e articulação política.
Na área da infraestrutura, foram feitas operações tapa-buracos, recapeamento de ruas e obras de “sarjetões” para escoamento das águas pluviais. Nos bairros Herculândia B/Estação, a prefeitura contratou uma empresa para concluir obras de macrodrenagem.
No combate à dengue e outras endemias, a gestão promoveu mutirões de limpeza de terrenos baldios, incluindo aqueles localizados nos distritos de Juliânia e Marco Oito. A nebulização em pontos estratégicos também foi adotada como medida preventiva.
No âmbito do esporte, a administração divulgou a criação de novas turmas gratuitas de atividades como ginástica funcional, vôlei, basquete, futsal e futebol de campo, com algumas ações realizadas ao ar livre.
A prefeitura também destacou treinamentos oferecidos a servidores, especialmente das áreas de coleta de lixo, eletricistas e Defesa Civil. As capacitações abordaram temas como o uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e o manejo de animais peçonhentos, com apoio da Polícia Militar Ambiental.
No campo de articulação política, a gestão obteve R$ 1,1 milhão em emendas parlamentares estaduais e o anúncio de um convênio com o Governo do Estado no valor de R$ 1 milhão para a construção do Parque Ecológico Municipal, que contará com pista de caminhada e área de lazer para a população. A prefeitura também informou que encaminhou ao governo estadual a solicitação de novas Estações de Tratamento de Esgoto para o município.