Com status de ‘Cidade Amiga’, Ocauçu comemora 64 anos de emancipação

Vista aérea de Ocauçu, cidade que tem 4,3 mil habitantes e completa 64 anos. Foto: Reprodução/Internet

Conhecida como “Cidade Amiga”, Ocauçu completa 64 anos de emancipação político-administrativa em 13 de junho. Inicialmente como povoado de Santo Antonio da Bela Vista, passou a Casa Grande e tornou-se Ocauçu, município que hoje conta com uma população de 4.331 pessoas, segundo os dados do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um aumento de 4% em relação ao levantamento de 2010.

A cidade tem um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 141,4 milhões, sendo que a agropecuária é a maior força econômica, seguida por serviços, administração pública e a indústria. Em relação à produção agropecuária, de acordo com estudo da Fundação Seade, a de mandioca lidera, com 53,8%, depois vêm laranja (11,5%), cana-de-açúcar (8,9%), café em grão (arábica) 8%, soja (7,5%), amendoim (4,7%), leite (3%) e melancia (1,5%). O rebanho maior é de bovinos, 95,2%, e de equinos representa 2,5%.

Da população total, 51% são homens, 49% mulheres e a faixa etária predominante é de 20 a 59 anos. Dos que têm a partir de 15 anos, a taxa de alfabetização no município é de 93,7%, sendo que apenas 218 não são alfabetizados. Ainda conforme os dados do IBGE, Ocauçu tem 1.989 domicílios e 99,5% são casas. Desse total, 96,12% estão conectados à rede de esgoto, 85,7% são abastecidos pela rede geral de água, 99,69% têm banheiro de uso exclusivo e 89,52% têm coleta de lixo.

O estoque do emprego com carteira assinada em Ocauçu até abril deste ano é de 679, sendo que a maior parte ligada à agropecuária e ao comércio. Salário médio do trabalhador é de R$ 2,7 mil.

Para lembrar o aniversário de 64 anos, o município preparou uma programação especial, com shows na praça da Matriz. Além disso, pelas redes sociais, divulgou vídeos com moradores que fazem parte da história da cidade, como o senhor Leobino Teixeira Chaves, que tem 107 anos, Dorival Marzola, ex-prefeito, Nelson Barreto e Aires Colombo.

Data é celebrada com shows musicais e quermesse do padroeiro

O aniversário de 64 anos de Ocauçu será lembrado com shows gratuitos na praça da Matriz Santo Antonio, com Thiago Carvalho, a dupla Cezar & Paulinho e Baile do Zena, no dia 12, com início a partir das 21h. Já no dia 13, data do aniversário, tem comemoração especial no estádio municipal, apenas para os moradores de Ocauçu, e com animação musical de Charles & Mancini e Rayssa Mattos. Neste dia, as atividades começam às 11h.

A programação do município tem sequência no dia 14, com shows novamente na praça principal, às 21h, com Stéfany Goes, e 23h com Ana Laura. Além destes eventos, a paróquia Santo Antonio tem ações especiais em alusão ao dia do padroeiro, que também é lembrado no dia 13 de junho. Quermesse ocorre entre os dias 12 e 16, no salão paroquial à noite, com diversas barracas de comidas e bebidas. No dia 15, ainda tem show com Matheus Vieira e no dia 16 a festa começa mais cedo, às 14h, com show de prêmios.

/No dia 13, data em que católicos lembram Santo Antonio, o padroeiro de Ocauçu, ocorre missa às 8h, seguida de procissão pelas ruas da cidade com a imagem do santo.

Leia também