quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
☁️ 20°C

Combate à violência contra a mulher tem série de eventos durante agosto

A campanha Agosto Lilás, dedicada à prevenção e combate à violência contra a mulher e que celebra os 17 anos da promulgação da Lei Maria da Penha, está lançada em Marília. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e o Centro de Referência da Mulher faz a partir dessa segunda-feira (7) uma programação especial, chamada de “Marília Lilás”, com ações em diversos pontos da cidade.
A primeira foi no Terminal Rodoviário Urbano, em frente às catracas de acesso principal, com distribuição de materiais educativos para ampliar o conhecimento sobre os direitos das mulheres e os tipos de violência que elas podem sofrer. O mês contará com uma série de atividades para a comunidade, incluindo: palestra sobre a violência contra a mulher deficiente, no dia 15; roda de conversa com a mediadora psicanalista Rosangela Belini, no dia 22; palestra sobre a violência contra a população LGBTQIAPN+, com o presidente do coletivo Arco-Íris, Adilson Santos, no dia 25; e o encerramento oficial com prática de yoga, com a professora Ana Paula de Souza, no dia 29. Todos esses eventos serão realizados às 14h, no Centro de Referência da Mulher.
A Secretaria de Segurança Pública mostra que de janeiro a junho deste ano o estado teve 74 casos de feminicídio só no interior, sem especificar a cidade. O mês mais grave foi fevereiro, quando houve o registro de 18 vítimas. No mesmo período do ano passado foram 51 casos de feminicídio. Até o fechamento desta edição a redação do O Dia não recebeu os dados de Marília solicitado à SSP.

Leia também