Comunidade da região Sul vai promover reflexões durante a ‘Semana da Família’

As comunidades que fazem parte da paróquia Santa Rita de Cássia, uma das mais antigas da região Sul, promovem entre os dias 11 e 17 de agosto várias reflexões ligadas à “Semana da Família”, que é realizada em todo o país. Este ano, conforme explica ao O DIA o padre Tiago Barbosa, o tema da Semana é “Família e Amizade” e o lema “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”.

Durante sete dias, as comunidades vão participar de uma série de atividades que incentivam a vivência do tema proposto, com os objetivos de estimular e revigorar os laços familiares. “A família é o núcleo fundamental da sociedade, berço dos valores e princípios que nos são transmitidos. Somos convidados a refletir sobre a verdadeira amizade com Jesus Cristo no seio familiar e na sociedade. Isso exige de nós a presença na vida de nossos familiares e amigos, dedicando tempo de qualidade a eles, os escutando, oferecendo apoio e encorajamento e sendo testemunhas do amor do Senhor em nossas relações diárias”.

A “Semana da Família” das comunidades tem início no dia 11, às 19h, na Capela Nossa Senhora das Graças, com a missa de abertura. No dia 12, na mesma capela, às 20h, haverá reflexão sobre o tema “Educação: um compromisso a ser vivido”. Já no dia seguinte (13), às 20h, na Capela São Joaquim e Sant’Ana, o tema a ser debatido é “Diálogo conjugal”.

A programação segue com reflexão na Comunidade São Francisco, no dia 14, também às 20h, sobre “As redes sociais devem ser nossas amigas”. No dia 15, na Capela São José, no mesmo horário, o tema abordado é “Diante do amigo Jesus, sabemos que não estamos sós”. Encerrando as reflexões da semana, no dia 16, às 20h, na Capela Nossa Senhora das Graças, a comunidade irá debater o tema “Aprender a amar em momentos difíceis”. Logo após, será servido um café comunitário.

A missa de encerramento ocorre às 19h, no dia 17, na Capela Nossa Senhora das Graças. “Quando a sociedade investe na família, na verdade está investindo na construção de um futuro melhor. E a Igreja, mãe mestra, quer orientar as famílias para que vivam a vida na verdadeira amizade, com o Cristo, que dá sabor de boas novas”.  Iniciada em São Paulo na década de 1970, a Semana da Família alcançou outros estados e em 1992 a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) aprovou a celebração em âmbito nacional.

Leia também