Comunidade da zona Sul está sendo convocada para participar da Pré-Conferência da Saúde que ocorre no próximo dia 15, das 19h às 21h, no Centro Comunitário do bairro Costa e Silva. O encontro é realizado pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Comus (Conselho Municipal da Saúde). A ideia é dar voz aos moradores para a apresentação das demandas da região e a construção de ações e soluções que fortaleçam a saúde.
As quatro regiões da cidade participam das pré-conferências e as questões levantadas pela população serão levadas até a 12ª Conferência Municipal de Saúde, agendada para ocorrer entre os dias 29 e 30 de agosto, no anfiteatro da reitoria da Unimar (Universidade de Marília), e que tem como tema central “35 anos do SUS – SUS que queremos para Marília”.
Na pré-conferência na região Sul será debatido, entre profissionais, usuários, gestores e comunidade, o tema central dividido em cinco eixos: vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância em saúde do trabalhador, vigilância ambiental e controle social e as políticas públicas em saúde. Conforme o município, a proposta dos encontros e da Conferência Municipal é definir as diretrizes para o aperfeiçoamento do SUS (Sistema Único de Saúde) e ações para serem desenvolvidas nos próximos anos.
Além da região Sul, ainda ocorrem pré-conferências na região Oeste, em 11 de agosto, e na Norte, no dia 13. A zona Leste foi a primeira a receber o encontro, no último dia 6. “A participação da comunidade é fundamental para garantir que o SUS atenda às reais necessidades da população. Participe dos próximos encontros, leve suas propostas e ajude a construir, de forma democrática e coletiva, o futuro da saúde pública em Marília”, afirma a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, em nota da assessoria de imprensa.
O Centro Comunitário do bairro Costa e Silva fica localizado na rua Geraldo Berriel, 371. Após a etapa municipal da Conferência da Saúde, serão realizadas a estadual e a nacional.