Comus faz nova reunião e volta a cobrar por remédios e consultas

Antigas cobranças voltaram a serem feitas em ata de reunião do Comus (Conselho Municipal de Saúde), publicada no Diário Oficial de Marília de ontem (4). Lista de recomendações ao Executivo e à Secretaria da Saúde reitera algumas questões de encontros anteriores, como regularização no fornecimento de medicamentos e consultas por especialidades.

Segundo o Conselho, é preciso melhorar o acolhimento e o atendimento à população nos postos e promover audiências públicas com os usuários para ouvi-los e verificar a real necessidade daquele território.

Além disso, integrantes voltaram a recomendar a adoção de medidas que viabilizem consultas com especialistas para zerar as filas “gigantescas” em ortopedia, neurologia, ginecologia, oftalmologia, pediatria, reumatologia e odontologia, assim como exames de imagem e laboratoriais mais complexos.

A ata traz ainda recomendação de abril para regularização na oferta de medicamentos, alimentos nutricionais e fraldas aos pacientes e materiais de enfermagem. Também pede mais agilidade das secretarias da Fazenda e Planejamento nos empenhos, já que a morosidade tem prejudicado usuários do sistema público de saúde, e que Executivo dê mais autonomia à Saúde na Execução Orçamentária. O Conselho voltou a cobrar também que o órgão seja consultado para efetivação de aditivos contratuais em serviços de saúde.

Leia também