sexta-feira, 29
de
agosto
de
2025
🌧️ 19°C

Conferência Municipal da Saúde tem início e busca aperfeiçoamento do SUS

Secretária da Saúde de Marília, Paloma Libanio.

Será aberta nesta sexta-feira, dia 29, a programação da 12ª Conferência Municipal de Saúde, que tem o tema “35 anos do SUS, o SUS que queremos para Marília: equânime e igualitário”. A solenidade de abertura ocorre a partir das 19h, no anfiteatro da reitoria da Unimar (Universidade de Marília) e devem participar diversas autoridades do município e entidades ligadas à saúde.

A plenária será realizada no dia seguinte, 30 de agosto, das 8h às 17h, no anfiteatro da reitoria e no bloco três da Unimar. Segundo o regimento da conferência, o tema central será dividido em cinco eixos, sendo eles Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Vigilância Ambiental e Controle Social e as Políticas Públicas em Saúde.

Entre os objetivos definidos para a 12ª Conferência estão avaliar a Política Nacional de Assistência em Saúde nos 35 anos de SUS (Sistema Único de Saúde) no município, Estado e União; reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS para garantir a saúde como direito humano; propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUS; levar os participantes a exercitarem a corresponsabilidade na formação das políticas públicas; coletar propostas e vencer os retrocessos; fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade na construção das diretrizes do PPA (Plano Plurianual) de Saúde do município para os anos de 2026 a 2029.

Participam da conferência o Comus (Conselho Municipal da Saúde), movimentos populares, sociais e sindicais, usuários do SUS, conselhos de classe e trabalhadores da saúde pública e privada. Nas plenárias, serão analisadas questões como a situação da saúde da população, a estrutura das redes de serviço e atenção à saúde e os processos de trabalho da Secretaria Municipal da Saúde. Haverá espaço de diálogo e para indicação de possíveis soluções para os desafios apresentados. As propostas iniciais foram elaboradas nas pré-conferências realizadas na primeira quinzena de agosto nas quatro regiões da cidade.

Durante a conferência será realizada ainda a eleição dos delegados que irão participar das etapas estadual e nacional. O relatório final da plenária, após aprovado, será disponibilizado no Portal de Transparência da Prefeitura de Marília. A conferência é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o Comus.

Leia também