Conta de energia durante o inverno pode ficar mais cara

Os consumidores de energia de Vera Cruz e de toda a região precisam ficar atentos com a conta de luz durante este inverno, que começou no último dia 21 e vai até 23 de Setembro. É a orientação da CPFL Paulista, concessionária que administra a distribuição de energia na cidade. Com as temperaturas mais baixas, a população deve acompanhar mais de perto o possível aumento do consumo de alguns equipamentos.
Segundo a empresa, o chuveiro elétrico, por exemplo, pode representar até um terço da conta nos períodos de maior uso. Com o aumento da potência, o gasto de energia sobe em média 30%. Para economizar, o correto é reduzir o tempo do banho e poupar, além da energia, o consumo de água.

Outra dica da concessionária é usar os equipamentos elétricos com a instalação correta. Revisar o cabeamento e não conectar vários na mesma tomada ajudam no bom funcionamento. Fios finos demais para o chuveiro, por exemplo, podem não suportar a potência.
O uso das secadoras, do ferro de passar roupa, de aquecedores de ambientes e até da televisão aumenta neste período do ano. Este último aparelho pode ser responsável por até 10% da conta de energia.
A CPFL disponibiliza pela internet um simulador de consumo que ajuda o cliente saber o quanto de energia usa e como pode economizar.

Leia também