Convênio para aprimorar leitura tem Ubirajara entre os participantes

Ubirajara está entre as cidades que fazem parte do convênio para aprimorar o desenvolvimento da fluência leitora no processo de alfabetização em sala de aula na rede municipal de ensino. A medida disponibiliza acervo de 500 livros infantis em língua portuguesa e inglesa e integra uma nova etapa do programa Alfabetiza Juntos SP. 

Na região administrativa de Bauru, além de Ubirajara, as cidades de Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Boracéia, Borebi, Brotas, Cabrália Paulista, Dois Córregos, Guaiçara, Guaimbê, Iacanga, Igaraçu do Tietê, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Macatuba, Paulistânia, Pirajuí, Piratininga, Promissão, Reginópolis, Torrinha e Uru aderiram ao convênio para garantir ferramentas de alfabetização.

A parceria com as prefeituras permite acesso das unidades de ensino de anos iniciais, professores e alunos à plataforma Elefante Letrado, com um acervo de cerca de 500 livros infantis e outras funcionalidades, como a aplicação de provas online de fluência leitora, para todos os anos do ensino fundamental. Na rede estadual, 600 mil estudantes já usam a ferramenta.

Também há a previsão de pagamento de R$ 300 milhões às escolas que alcançarem metas de avaliação a partir deste ano, medidas por meio do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). O Alfabetiza Juntos SP aplica duas avaliações de fluência leitora anuais para estudantes do 2º ano do ensino fundamental. No teste, os estudantes devem ler um texto e o áudio é disponibilizado em uma área de trabalho exclusiva do professor. A ferramenta oferece ao docente a comparação entre o texto original e o teste de cada aluno e os classifica, a partir da fluência e tempo de leitura.

Leia também