O Corpo de Bombeiros informa que lançou três novos cursos ligados à prevenção do bullying e saúde mental, através da plataforma de ensino e aprendizagem. As capacitações são de graça e são direcionadas a crianças, jovens, pais e educadores sobre questões essenciais de conscientização.
De acordo com a corporação, os módulos disponíveis no sistema EaD (Ensino a Distância) são: aprendendo a identificar e superar o bullying, com 3 horas de duração e que aborda pontos sobre como reconhecer situações desse tipo, além de questões de saúde mental, levando em conta os ambientes em que crianças e jovens estão inseridos; sensibilização à saúde mental e prevenção ao bullying – atuação dos pais, com 2 horas de duração e voltado para pais e responsáveis, com orientações sobre saúde mental e como identificar e lidar com situações de bullying; e sensibilização à saúde mental e prevenção ao bullying – atuação dos educadores, com 3 horas de duração e destinados aos educadores, com discussão de temas sensíveis no contexto escolar.
Os cursos estão disponíveis no site educacaopublica.corpodebombeiros.sp.gov.br e é preciso fazer um cadastro antes de iniciar as aulas.
APLICATIVO
Neste ano, a Secretaria da Educação de São Paulo lançou a ferramenta online Conviva e que deve ser utilizada para registro de ocorrências no ambiente escolar, incluindo agressão, bullying, racismo, porte de arma de fogo, dano ao patrimônio, tentativa contra a vida e questões disciplinares.
O sistema elenca as ocorrências, que podem ser registradas e acessadas por um grupo capacitado de profissionais formados pelo professor orientador de convivência, professor especialista em currículo, diretor e vice-diretor.