Nesta noite (31), as festas de Réveillon são marcadas pelos shows de luzes e fogos de artifício iluminando o céu em diversas cidades da região. Mas para garantir a segurança das celebrações e evitar acidentes, as concessionárias de energia alertam para o risco dos fogos perto da rede elétrica.
De acordo com a CPFL Paulista, responsável pela distribuição em Marília, há riscos envolvendo o uso inadequado desses artefatos pirotécnicos, mesmo que silenciosos, próximos aos fios de energia. “A segurança deve ser a prioridade e começa pela escolha do local adequado”, destaca Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança da empresa. “É fundamental manter distância de postes, cabos e outros equipamentos da rede elétrica”, alerta Campos.
Segundo ele, o contato pode ser fatal e causar interrupções no fornecimento de energia, afetando outras famílias, hospitais, comércios e serviços essenciais. Além disso, quando artefatos como fogos de artifício atingem a rede, podem gerar rompimento de cabos, curtos-circuitos e até incêndios.
A recomendação da concessionária aos moradores é de verificar as normas vigentes na cidade onde a pessoa está antes de planejar o uso de fogos de artifício. É preciso também certificar-se de que o produto possui selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e que a loja tem autorização para vendê-lo. Apenas adultos devem manusear os artefatos, seguindo rigorosamente as instruções da embalagem.
Em Marília, desde 2019, existe uma lei que proíbe a soltura de fogos de artifício ou similares que emitam sons, com multa prevista de 20 Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), o que equivale a mais de R$ 700, além de recolhimento do material.