Crianças de Pompeia dão exemplo e doam brinquedos para pequenos do RS

Alunos que participaram da doação de brinquedos para crianças do Rio Grande do Sul. Foto: Assessoria de Imprensa

Em Pompeia, a rede de solidariedade com as vítimas das chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul cresce a cada dia. Dessa vez, o exemplo é dos alunos do Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) “Sonho de Criança”. Os pequenos participaram de um projeto para ajudar a alegrar as crianças das cidades atingidas pela tragédia e fizeram a doação de brinquedos.

Conforme explica em nota da prefeitura a professora Marileide Mascarin, do pré 1, a ideia da doação surgiu em uma roda de conversa. “Elas [crianças] conversaram sobre a situação do Rio Grande do Sul e perguntei como poderíamos ajudar. Então, elas comentaram que alguns familiares já estavam doando e questionei o que eles gostavam e não queriam perder. Responderam rapidamente que os brinquedos. Foi aí que combinamos de fazer as doações.”

A professora explica que o movimento se espalhou pela escola e pais receberam bilhetes com a sugestão das doações. Com isso, vários brinquedos novos e em bom estado de conservação foram enviados. Ela diz que as doações foram colocadas em caixas, que depois receberam desenhos e colagens feitos pelas crianças para ficarem mais bonitas. As caixas continham mensagens de esperança, força e fé para os gaúchos.
Marileide diz ainda que as propostas do projeto são despertar a solidariedade nos alunos e mobilizá-los a exercerem o amor ao próximo.

“Com essa semente plantada nos corações das crianças, teremos cidadãos melhores no futuro. Nesse contexto, trabalhamos conceitos da educação infantil e mostramos onde está o Rio Grande do Sul, sua localização no mapa e aspectos do estado. Tudo isso faz parte dos campos de experiência da educação infantil.”

Além das doações de brinquedos, a população de Pompeia tem colaborado com encaminhamento de alimentos, materiais de limpeza e higiene, fraldas, entre outros itens para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

Leia também