Criminosos usam fiscalizações dos Bombeiros para a prática de golpes

O Corpo de Bombeiros de Marília faz um alerta aos moradores e empresários da região sobre um golpe usando o nome do 10º Grupamento e envolvendo visitas falsas para fiscalização. Criminosos estariam se passando por membros da corporação, através das redes sociais e e-mails, e enviando documentos falsos sobre essas possíveis ações.

Em nota enviada à imprensa, os Bombeiros informam que recentemente tem sido identificado um esquema fraudulento, onde nas mensagens informam que visitas de inspeção seriam realizadas e, em caso de constatação de irregularidades, multas poderiam ser aplicadas. No documento divulgado, há também uma reprodução do que é enviado às vítimas.

De acordo com o setor de fiscalização do grupamento, não são realizadas notificações sobre visitas ou inspeções, e que toda comunicação é feita por meios formais e com a devida documentação e identificação. Caso a pessoa receba uma mensagem deste tipo, a orientação é não responder e muito menos fornecer quaisquer informações pessoais ou empresariais. 

A corporação de Marília deixa claro que possíveis ações são realizadas pessoalmente, através de um militar fardado, identificado e munido de ordem de fiscalização. Se houver alguma pendência ou irregularidade, o processo é formalizado com documentos oficiais, sendo notificado primeiramente com uma advertência escrita, não sendo aplicada nenhuma cobrança.

O Corpo de Bombeiros diz que tenta identificar os suspeitos de praticarem esse golpe e orienta a comunidade a ligar no telefone (14) 3401-2440, para denúncias ou verificar a veracidade de algum contato.

Leia também