sábado, 2
de
agosto
de
2025
🌞 15°C

Cultura de Herculândia apresenta documentário sobre prazeres e desafios de envelhecer

Documentário buscou vivenciar o cotidiano de alguns idosos de Herculândia com a finalidade de mostrar todos os prazeres e desafios de envelhecer em uma cidade pequena (Foto: Divulgação)

A Secultur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) de Herculândia lançou, nesta segunda-feira (24), o documentário “Os Prazeres e Desafios de Envelhecer”. Pré-estreia foi realizada na sala de projeção do Espaço Cultural Hélio Luiz Cabrinni – Prodam. O projeto, produzido por Sônia Remenegildo, é um dos documentários contemplados no edital PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura) 2024.

Segundo o secretário municipal da Cultura e Turismo de Herculândia, Rogério Morandi Cabral, o documentário começou a ser produzido após a assinatura do termo de execução cultural no final de agosto de 2024. Todas as entrevistas, produção e montagem da obra foram realizadas entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025. “A ideia, roteiro e execução do projeto são de Sônia Remenegildo, fazedora de cultura de Herculândia com ampla experiência em teatro e produção de documentários”, comenta Cabral.

Ele também informou que o documentário buscou vivenciar o cotidiano de alguns idosos de Herculândia para mostrar os prazeres e desafios de envelhecer em uma cidade pequena. “Não há como mensurar o valor de retratar nossas histórias e salvaguardá-las para as gerações futuras. Nossa cidade está caminhando para seu primeiro centenário de fundação em 2027 e, até 2021, não existia essa cultura de resgatar, proteger e divulgar nossa herança cultural. As Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc foram fundamentais para que esse trabalho pudesse virar realidade”, salienta.

Durante o ano, diversos artistas, artesãos e produtores têm a oportunidade de participar de oficinas culturais gratuitas para aprender a produzir documentários, curtas-metragens e trabalhos em fotografia e audiovisual. “Após concluírem as oficinas, podem concorrer com seus projetos nos editais da cultura. No canal do YouTube da Secultur, já estão disponíveis documentários sobre a história do município, como o legado do Hospital Beneficente São José”, informa.

A Secultur divulga os documentários produzidos em Herculândia em todas as redes sociais oficiais e dos próprios fazedores de cultura, criando uma rede de divulgação em massa tanto dos editais quanto das ações.

Leia também