Estudantes da Escola Estadual “Cultura e Liberdade”, de Pompeia, foram selecionados para a segunda fase da Olisp (Olimpíada Interpreta SP), promovida pela Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo). No total, 396 alunos foram classificados após se destacarem na Prova Paulista do 2º bimestre, que serviu como etapa classificatória da Fase I.
Segundo o diretor da escola, Luiz Frederico Faia Destro, a Olisp é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo voltada ao desenvolvimento da competência leitora, interpretação textual e domínio das diversas linguagens e gêneros textuais. “A olimpíada tem como objetivo reforçar a compreensão da linguagem como um fenômeno humano, social, cultural e em constante transformação. Estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais – e do Ensino Médio da rede pública estadual participam da competição, divididos em três níveis conforme sua etapa escolar”, informou.
De acordo com Destro, na Fase II da Olisp, os estudantes farão provas on-line, que será aplicada na própria escola nos dias 25, 26 e 27 de agosto. Provas serão compostas por 20 questões de múltipla escolha, com apenas uma resposta correta, e terão duração de 1h20, respeitando os turnos de ensino (manhã, tarde e noite). Aplicação será fiscalizada por membros da equipe escolar, com apoio da Diretoria de Ensino. “O desempenho da Escola Estadual Cultura e Liberdade é reflexo de um trabalho coletivo, que tem sido fortalecido por ações pedagógicas inovadoras e alto engajamento entre equipe docente e estudantes. Estamos vivendo um novo tempo e uma nova história na nossa escola. Isso tudo demonstra a força e a qualidade da escola pública. O engajamento do corpo docente e dos estudantes faz toda a diferença. Estamos no caminho certo”, comentou.
A Olimpíada Interpreta SP não apenas estimula o pensamento crítico e a leitura, como também oferece aos jovens a oportunidade de mostrar suas capacidades e se prepararem melhor para os desafios acadêmicos futuros. “Expectativa da comunidade escolar é alta e a confiança nos talentos locais, ainda maior”, concluiu o diretor.