Curso para profissionais que atendem vítimas de violência é aberto

Capacitação é voltada a profissionais que atendem vítimas de violência com deficiência. Foto: Assessoria de Imprensa

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “O Atendimento à Mulher com Deficiência Vítima de Violência”, voltado a promotores, delegados, delegadas, assistentes sociais e demais profissionais que atuam na área de proteção. A iniciativa é parte do programa TODAS in-Rede, que disponibiliza aulas online tanto para a rede de apoio à mulher vítima de violência, quanto para mulheres com deficiência.

O curso, realizado em parceria com a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), capacita sobre como receber, atender e orientar mulheres com deficiência que tenham sido vítimas de violência ou de violação de direitos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até 25 de abril pelo link https://apps.univesp.br/sdpd/.

São quatro profissionais especialistas no tema ministrando aulas na modalidade EAD (Ensino a Distância) em quatro módulos, com aulas gravadas, indicação de material pedagógico e supervisão dos especialistas. Os temas abordados serão: o contexto da mulher com deficiência vítima de violência; marcadores sociais de gênero e raça; capacitismo, o que é isso?; história da pessoa com deficiência com foco na história da mulher com deficiência; deficiência intelectual; TEA (Transtorno do Espectro Autista); entre outros. O curso de 40 horas terá início no dia 29 de abril e término previsto no dia 2 de agosto. Os usuários que alcançarem 75% de participação serão certificados.

Dados do Atlas da Violência 2023, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que a principal violência interpessoal contra pessoas com deficiência indicada é a doméstica, que atinge sobretudo mulheres com deficiência física: são 70,4% das notificações, enquanto para o grupo de homens com essa deficiência o percentual de notificações foi de 57,9%.

Leia também