quarta-feira, 10
de
setembro
de
2025
🌞 15°C

Danilo da Saúde destaca importância da doação de órgãos e apoia o ‘Setembro Verde’

Presidente da Câmara, Danilo da Saúde, com secretária Paloma Libanio, o médico Renato Tambelli e representantes da Saúde municipal - Foto: Wilson Ruiz

A programação municipal do “Setembro Verde”, campanha que reforça a importância da doação de órgãos e tecidos, foi aberta oficialmente nesta terça-feira, dia 9, na Prefeitura. O presidente de Câmara de Marília, vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), participou da solenidade de abertura e chamou a atenção para a necessidade de conscientização e de comunicação entre as famílias. “Faço um apelo às pessoas, que incentivem a doação de órgãos e que conversem sobre isso com suas famílias, deixando claro o desejo de ser um doador. Não levamos nada dessa vida, então por que não doar?”, questionou o presidente do Legislativo mariliense.

Danilo da Saúde citou que uma doação de órgãos pode salvar até oito vidas e melhorar a condição de pessoas que enfrentam diagnósticos graves, por meio dos transplantes. “O ‘Setembro Verde’ é importante para conscientizar a população e incentivá-la a considerar a doação de órgãos e tecidos, um ato de amor que faz toda diferença. Parabenizo a secretária da Saúde, Paloma Libanio, e sua equipe, em especial aqueles que atuam na linha de frente da doação de órgãos. A Câmara está junto nesta pauta e tantas outras tão importantes quanto”.

A abertura contou com momento de muita emoção, quando Ana Paula Costa Guedes falou da doação do coração da filha Bárbara, falecida em um acidente com motocicleta em 2020, quando tinha 25 anos. Ela autorizou a doação e lembrou que, em meio à dor da perda da filha, escolheu o amor e que desta forma a história de Bárbara continua.

A secretária da Saúde, Paloma Libanio, destacou que o município vai promover neste mês diversas ações para lembrar a sociedade da importância da doação de órgãos para salvar vidas e solicitou que as pessoas sejam multiplicadoras. “Precisamos que este assunto seja conversado entre as famílias, com os amigos e em todos os ambientes. Que as informações sejam amplamente disseminadas e mais pessoas se tornem doadoras. Este é o nosso apelo”.

A solenidade de abertura ainda contou com a presença da gestora da APS (Atenção Primária à Saúde), enfermeira Vivian Martinelli Funai, da representante do Núcleo Saúde do Adulto, enfermeira Deborah Aldin Fontalva, e o coordenador da equipe da OPO (Organização de Procura de Órgãos) do HC-Famema (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília), o médico Renato Tambelli. Ele explicou como é o trabalho desenvolvido pelas equipes da OPO e falou sobre o processo de logística para a captação de órgãos.

Leia também