O presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), homenageou esta semana a mariliense Sandra Johnson, escritora, palestrante e mentora de empoderamento de mulheres nos Estados Unidos. Ela esteve no gabinete da presidência, onde recebeu o título de “Visitante Ilustre”, acompanhada de familiares e amigos. A indicação para a honraria foi feita pelo jornalista e agroecologista Fernando Garcia.
Sandra ainda é embaixadora da comunidade Gringas em Connecticut, líder em gestão executiva e patrimonial em Nova York e fundadora da The Elite House Manager Academy. A mariliense participa da coletânea “Elas fazem a diferença”, que reúne relatos de brasileiras que deixaram o país e conseguiram, através da trajetória pessoal, se tornar inspiração. No capítulo, “De menina dos sonhos à mulher de propósito: atravessei o mundo para descobrir quem eu realmente era”, ela narra sua história de superação desde a infância em Marília até a consolidação de sua carreira nos Estados Unidos.
“É uma alegria prestar essa homenagem a uma mulher que foi para tão longe, enfrentou muitas dificuldades e hoje é uma referência. Uma das funções do Poder Legislativo é reconhecer marilienses que fazem a diferença, que se destacam por suas ações e contribuição para a sociedade. Sandra passou por momentos difíceis, mas venceu e hoje dá apoio às mulheres que precisam e fortalece a defesa de pautas que nós também nos dedicamos. Marília é sua terra, Sandra, e temos muito orgulho de você”, destacou Danilo da Saúde.
Emocionada, Sandra agradeceu a homenagem, falou dos desafios como uma imigrante nos EUA, de como aprendeu a superar os problemas e do trabalho que hoje desenvolve. “Além da dor de deixar a família, a cultura e o idioma foram grandes desafios, mas nunca perdi a fé, a esperança e minha essência. Tenho orgulho de ser brasileira e mariliense e de hoje poder ajudar outras mulheres. Apoiamos brasileiras e mulheres de outras nacionalidades em entrevistas, com tradução, nos médicos e dentistas, por exemplo, e até a conseguirem uma oportunidade de emprego. Comecei do zero, e se consegui, todos também podem. Esse quadro [homenagem] ficará na minha sala, nos Estados Unidos, e todos que visitarem minha casa saberão do meu amor e carinho por Marília, minha cidade natal”.
O jornalista e agroecologista Fernando Garcia ressaltou que a homenagem à Sandra é justa e agradeceu o vereador Danilo da Saúde por entender a importância de sua história. “Para uma mulher tudo é mais difícil, ainda mais sendo imigrante. Mas ela conseguiu vencer todas as dificuldades e hoje leva o nome de Marília para muitos lugares. Essa homenagem é uma forma de demonstrarmos o orgulho que temos dessa mulher mariliense”.
Sandra Johnson lançará o livro “Elas fazem a diferença” no próximo dia 20, às 10h30, na Biblioteca Municipal de Marília.