domingo, 26
de
outubro
de
2025
⛅ 31°C

Danilo da Saúde propõe criação do ‘Museu do Café’ para valorizar cultura e fomentar turismo e economia

Requerimento apresentado pelo presidente da Câmara, o vereador Danilo da Saúde (PSDB), propõe a criação do “Museu do Café”, cultura que tem papel fundamental na construção da história e na formação do município, assim como em seu desenvolvimento econômico. Recentemente, inclusive, o presidente participou do lançamento do “1º Festival do Café de Marília”, que ocorrerá na Fazenda Cascata no próximo dia 1º de novembro e marca a inserção da cidade e região no programa “Rotas do Café”, desenvolvido em uma parceria com o governo estadual.

A solicitação é encaminhada ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e às secretarias municipais da Cultura e de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. De acordo com Danilo da Saúde, a proposta é criar o Museu por meio de parcerias com a iniciativa privada, produtores de café, Comissão de Registros Históricos de Marília e outras entidades e instituições que possam contribuir para a viabilidade da iniciativa.

“A história do café tem papel central no crescimento e desenvolvimento da cidade e de toda a região. Em breve, por iniciativa da Prefeitura de Marília, será realizado o primeiro Festival do Café, em comemoração ao centenário da Fazenda Cascata e pela nossa inclusão no programa Rotas do Café, o que com certeza irá atrair turistas e fomentar a economia local. Com o Museu do Café vamos fortalecer a cadeia produtiva, promover benefícios culturais, turísticos, econômicos e sociais”, destaca o presidente da Casa de Leis.

Danilo da Saúde ainda comenta que a criação deste novo espaço valoriza a cultura local e fomenta a geração de renda. “Além disso, o Museu do Café será um local de integração social e para a disseminação de conhecimento, conectando as pessoas à história de Marília, da cafeicultura e como essa cultura colaborou para o desenvolvimento da cidade e de toda a região”, destaca o presidente do Legislativo.

O requerimento consta na pauta da próxima sessão ordinária da Câmara de Marília, que ocorre no dia 27 de outubro a partir das 16h.

Leia também