terça-feira, 15
de
abril
de
2025
☁️ 18°C

Danilo da Saúde quer ampliação de vagas para realização do PET-CT

Presidente da Câmara apresenta requerimento e solicita ampliação de vagas para o PET-CT - Foto: Wilson Ruiz

O presidente do Legislativo mariliense, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), apresenta, em requerimento que será votado na próxima sessão ordinária da Câmara, no dia 14 de abril, pedido para que as vagas disponibilizadas para a realização do exame PET-CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons associada à Tomografia Computadorizada) sejam ampliadas. O pedido é endereçado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O HOU (Hospital Oncológico Unimar), ligado ao HBU (Hospital Beneficente Unimar), iniciou na semana passada os exames por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Recentemente, o Ministério da Saúde realizou o credenciamento do HBU, autorizando a realização de 15 procedimentos ao mês. Entretanto, essas vagas não são suficientes, já que estão distribuídas entre os 62 municípios da nossa região, atendendo aproximadamente 1,2 milhão de pessoas. A solicitação é para que o Ministério da Saúde amplie o número de vagas, garantindo acesso a mais pacientes e otimizando a utilização deste importante equipamento que está à disposição do SUS no HOU”, destaca o parlamentar.

Com o PET-CT do HOU, os pacientes não têm mais que fazer deslocamentos para outras cidades para ter acesso ao equipamento, que permite imagens de grande precisão para diagnosticar precocemente o câncer, verificar o desenvolvimento do tumor e se há metástase e acompanhar a resposta aos tratamentos. “É uma conquista muito importante para Marília e toda a região, que teve grande colaboração do prefeito Vinicius Camarinha ainda enquanto era deputado. Antes, os pacientes que precisavam deste exame tinham que se deslocar para outros centros, como Jaú. Agora, não terão o desgaste do deslocamento e nem precisarão ficar longe de suas famílias. O HBU é um centro de excelência no cuidado à saúde, que disponibiliza uma estrutura de ponta para o atendimento e tratamento de pacientes oncológicos. É fundamental que as vagas para o SUS sejam ampliadas, para que este importante equipamento esteja disponível para um número maior de pacientes e mais pessoas possam ser ajudadas”, conclui o presidente da Câmara.

Leia também