domingo, 23
de
novembro
de
2025
☁️ 19°C

Danilo da Saúde solicita força-tarefa para intensificar combate ao Aedes aegypti

Foto: Wilson Ruiz

O presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo da Saúde (PSDB), apresentou requerimento que solicita informações à Secretaria Municipal da Saúde sobre a possibilidade de realizar uma força-tarefa para intensificar o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e zika. A ideia é permitir que agentes comunitários de saúde e de controle de endemias, tão importantes no combate a essas doenças, possam realizar jornadas extras, estendendo a atuação nos serviços de visitas domiciliares e bloqueios de transmissão, por exemplo, para reduzir os casos.

A força-tarefa deve reunir, além da Saúde, as secretarias da Educação, Meio Ambiente e Serviços Públicos, com trabalho educativo nas escolas e coleta de materiais que possam acumular água e se tornarem criadouros do vetor, por exemplo. “A chegada do período chuvoso e quente favorece a reprodução do mosquito, aumentando o risco de surtos e epidemias. Por isso, é fundamental intensificarmos a vigilância e as medidas de controle, removendo criadouros das casas e de outros ambientes”, destaca Danilo da Saúde.

Ele ressalta ainda que cerca de 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências. “As visitas domiciliares intensificadas permitem que os agentes identifiquem, orientem sobre a eliminação ou realizem a remoção mecânica de ovos e larvas em locais como caixas d’água destampadas, vasos de plantas com água, pneus e entulhos”.

O presidente da Casa de Leis aponta que os agentes comunitários de saúde e de controle de endemias são o elo entre a população e os serviços de saúde, já que conhecem intimamente a realidade das comunidades e têm a confiança dos moradores. “Isso facilita a entrada deles nas residências e a adesão da população às medidas preventivas. A intensificação das visitas e as ações educativas dos agentes são cruciais para mobilizarem as comunidades e impedirem que o aumento sazonal de chuvas e temperaturas resulte em um acréscimo descontrolado de casos de dengue”.

Danilo da Saúde lembra que o atual governo municipal tem se empenhado em melhorar os serviços de saúde de Marília e os avanços já são percebidos pela população, que reconhece o esforço realizado. O requerimento será votado na próxima sessão ordinária da Câmara de Marília, que ocorre no dia 24 de novembro, a partir das 16h.

Leia também