A Prefeitura entregou a 11ª obra na Saúde, a reforma da USF (Unidade de Saúde da Família) Parque dos Ipês, e o presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo da Saúde (PSDB), destaca que as melhorias não impactam somente na modernização da estrutura física do prédio, mas na eficiência dos serviços de saúde que são disponibilizados à população.
Ele lembra que a USF foi construída na primeira gestão do prefeito Vinicius Camarinha (2013-2016), sem receber qualquer melhoria nos últimos oito anos. “Essa unidade funcionava em um local improvisado, em uma casa alugada que não oferecia condições adequadas para o atendimento da população. Na primeira gestão do Vinicius, numa parceria com o governo federal, ele encarou o desafio e entregou uma nova unidade, quando estava na Secretaria da Saúde. Infelizmente, desde então, o prédio não recebeu melhorias e a USF sofreu as consequências do descaso da gestão municipal passada com a saúde”, destaca o presidente do Legislativo.
Danilo da Saúde aponta que, apesar do abandono dos últimos oito anos, as equipes da unidade se dedicaram para manter um atendimento digno à população e agora vão poder desenvolver o trabalho em um ambiente mais adequado. “A reforma melhora as condições de trabalho, em um local climatizado com ar-condicionado, e garante mais acolhimento, conforto e segurança à população. Proporciona um atendimento mais equitativo e que satisfaça as necessidades de cada um dos pacientes, impactando diretamente na qualidade de vida”.
O investimento na reforma da USF Parque dos Ipês foi superior a R$ 380 mil. Entre as melhorias realizadas estão modernização da infraestrutura, das instalações elétricas, pintura geral interna e externa e construção de cerca em tela galvanizada. A unidade, que funciona das 7h às 17h, oferece consultas médicas, odontológicas, atendimento de enfermagem e de urgência, vacinação, pré-natal, visitas domiciliares, psicólogo, nutricionista e fonoaudiologia. Conta com 3,5 mil pessoas cadastradas e atende o Parque dos Ipês, Teotônio Vilela, Jardim São Vicente de Paula e Carlos Nascimento (área rural).