O presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), solicita ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e à Secretaria Municipal da Saúde a implantação de serviço especializado em saúde mental na região Norte. O serviço, segundo ele, deve ser nos mesmos moldes da unidade que está sendo construída pela atual administração, numa parceria com o governo federal, na região Sul, o Caps 3 (Centro de Atenção Psicossocial), que funcionará por 24 horas.
“Há uma necessidade permanente de ampliarmos e fortalecermos a rede de atenção psicossocial, e a implantação de mais uma unidade do Caps 3 irá oferecer um cuidado mais abrangente, acessível e humanizado. Reconhecemos o grande esforço que o prefeito e a Secretaria da Saúde têm feito para ampliarem o atendimento e o cuidado na área de saúde mental. Já está em andamento a construção da unidade da zona Sul e mais uma na região Norte vai permitir um atendimento mais territorializado, próximo das residências dos usuários. Isso, com certeza, irá facilitar o acompanhamento contínuo e a reintegração social e familiar deles”, aponta o presidente do Legislativo mariliense.
Danilo da Saúde lembra que a implantação de um Caps com funcionamento 24 horas era uma luta de muitos anos, que recurso chegou a ser conquistado para a construção no primeiro mandato de Vinicius Camarinha, mas a gestão anterior não deu sequência ao projeto. “Em pouquíssimo tempo conseguimos concretizar o sonho e iniciar a construção da unidade da região Sul. Parabenizo o prefeito, a secretária da Saúde, Paloma Libanio, e toda a sua equipe, que tem a sensibilidade de ouvir e cuidar das pessoas e tratam a saúde como prioridade. Agora, nosso pedido é que a região Norte também tenha o serviço, que funciona por 24 horas, feriados, fins de semana para atender aquelas pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, além das com problemas decorrentes do uso de álcool ou outras drogas. Este serviço é fundamental para proporcionar humanização, dignidade e cuidado intenso para pacientes em sofrimento psíquico grave”.
A solicitação do presidente da Casa de Leis consta em requerimento que está na pauta da próxima sessão ordinária da Câmara e deve ser votada nesta segunda-feira, dia 9.