Das candidaturas para Câmara de Quintana, 32% são de mulheres

Atualmente, a Câmara de Quintana conta com apenas uma representante feminina. Mas com as eleições de 6 de outubro esse número pode aumentar na próxima legislatura. De acordo com as informações disponíveis no DivulgaCand, ferramenta das eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Quintana tem 46 candidatos na disputa para nove cadeiras do Legislativo, sendo que 32,6% são mulheres. 

Além das postulantes à Casa de Leis, as duas candidaturas para a prefeitura têm como vices mulheres, Clarice Porto (Fernando Itapuã) e a atual vice-prefeita Luiza Relvas (Nilton Silvério). Todas as candidaturas femininas estão deferidas pela Justiça Eleitoral.

Ainda segundo o DivulgaCand, a maior parte das mulheres que pleiteia uma cadeira no Poder Legislativo de Quintana tem o ensino médio completo. Este é o grau de escolaridade de sete candidatas. Quatro têm o ensino superior completo, três possuem ensino superior incompleto e uma ensino fundamental incompleto. 

A ferramenta mostra ainda a profissão destas candidatas, sendo que cinco delas são servidoras municipais. Há, também, recepcionista, enfermeira, dona de casa, estudante, bolsista e estagiária, comerciante, pedagoga e vereadora.

Este ano, para as eleições de outubro, Quintana conta com 5.331 eleitores aptos a irem às urnas. Dos eleitores, as mulheres são maioria, 51%, e os homens 49%, com a faixa etária predominante de 45 a 59 anos. 

REELEIÇÃO

Todos os que ocupam uma cadeira na Câmara de Quintana na atual legislatura vão tentar a reeleição no pleito de 6 de outubro. Entre as 46 candidaturas, até o fechamento desta matéria, apenas uma constava como aguardando julgamento e outra indeferida em prazo recursal. Restante já teve registro aprovado pela Justiça Eleitoral.

Para o cargo de prefeito, o atual chefe do Executivo Fernando Itapuã teve a candidatura deferida. Seu concorrente, o ex-prefeito Nilton Silvério consta como pedido deferido, mas com recurso.

Leia também