Defesa Civil faz novo alerta para risco de incêndios em cidades da região

A Defesa Civil do Estado emitiu mais um alerta, no final desta semana, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), para o risco elevado de incêndios em quase todo o estado de São Paulo. As temperaturas voltam a subir gradativamente e a URA (Umidade Relativa do Ar) a cair.

Na região de Marília, incluindo as regiões de Presidente Prudente, Assis e Ourinhos, a temperatura deve atingir 34ºC, além da queda na Umidade Relativa do Ar prevista para ficar abaixo dos 20%, quando o ideal estabelecido pela Organização Mundial da Saúde é de 70%. São aceitáveis aqueles até 40%. A baixa umidade é sinônimo de pouca chuva e grande variação da temperatura, além de prejudicar a saúde e o meio ambiente. 

As regiões mais críticas com relação às temperaturas máximas são Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú, com máximas podendo chegar a 35ºC, no período mais quente do dia. A Defesa Civil continuará monitorando as áreas em alerta máximo para risco de incêndios promovendo ações de conscientização em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, no sentido de alertar a população para não utilizar, de forma alguma, fogo na limpeza de terrenos, na eliminação de lixo e para não descartar bitucas de cigarro de forma inadequada.

O Mapa de Risco de Incêndio, que emite previsões para os próximos dias, é uma ferramenta tecnológica que auxilia no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem. De acordo com o CGE, os modelos meteorológicos apontam risco de emergência para incêndios, além de altas temperaturas, ventos fortes que podem chegar aos 60km/h e falta de chuva e a estiagem que aumenta o risco de queimadas. 

Esta mudança climática ocorre devido ao enfraquecimento da massa de ar frio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, fazendo com que as temperaturas aumentem, resultando em uma sensação térmica mais quente. 

Leia também