Defesa Civil intensifica alerta para o combate a incêndios em áreas rurais

O Cerrado sofre com as queimadas neste período de estiagem, a baixa umidade no DF no fim de semana levou a Defesa Civil a declarar estado de emergência na capital(Jose Cruz/Agência Brasil)

A Defesa Civil de Oriente está de olho no tempo seco durante o inverno, que pode causar uma série de dificuldades para o agronegócio, mas principalmente o risco de incêndios em áreas produtoras e também florestais.

E, para tentar evitar esse tipo de ocorrência, existe um trabalho de prevenção, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, com a Operação São Paulo Sem Fogo.

Uma das ações é enviar boletins informativos, impressos e via redes sociais, por meio da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), aos pequenos e médios produtores rurais da cidade.

Além disso, a Secretaria de Agricultura, por meio do programa estadual Agro SP+ Seguro, tem equipado os municípios do Interior com viaturas de combate a incêndios. Além do fornecimento destes veículos, a pasta já disponibilizou mais de 200 caminhões-pipa para as prefeituras.

Os agentes envolvidos na Operação São Paulo Sem Fogo atuam para diminuir os focos de incêndio durante o período mais seco do ano, que vai de junho a outubro.

A operação é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Segurança Pública e Defesa Civil do Estado.

Além disso, conta também com ações e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Fundação Florestal e Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Leia também