Dengue já supera total de 2023 e drones vão identificar criadouros em Marília

Drones serão usados para combater o mosquito da dengue. Foto: Assessoria de Imprensa

O número de casos de dengue este ano, até a 13ª semana epidemiológica, encerrada no último dia 1º, já é 20,4% maior que o total de 2023. Segundo os boletins de agravos de notificação compulsória, divulgados pela Vigilância Epidemiológica, Marília confirmou, no ano passado, 3.122 casos da doença transmitida pelo Aedes aegypti. Este ano, já são 3.760.

Além da explosão de registros positivos, neste ano as mortes por complicações provocadas pela dengue já são maiores. Em 2023, foram notificados cinco óbitos; este ano, até o dia 1º, são sete. Apesar de a prefeitura divulgar seis, o Estado contabiliza morte de adolescente mariliense de 14 anos, que passava férias em Bariri e faleceu em Jaú.

Os boletins mostram as ocorrências da dengue por região das unidades de saúde. Os prontos atendimentos de hospitais e de uma operadora de saúde lideram as confirmações, mas, por áreas dos postos, os dos bairros Castelo Branco, JK, São Miguel, Santa Antonieta, Alto Cafezal e Chico Mendes têm mais positivos.

Para tentar frear a ocorrência de casos, duas frentes de nebulização acopladas a veículos têm realizado trabalhos em bairros da região Norte e no Alto Cafezal. Além disso, continuam os serviços de orientação e busca de criadouros do vetor pelos agentes comunitários de saúde e de controle de endemias por toda a cidade. No último dia 2, a prefeitura publicou no Diário Oficial de Marília a dispensa de licitação e termo de autorização para contratação de empresa para fornecimento de serviços com drones. A contratada é da Capital, pelo valor de R$ 140,1 mil.

Objetivos da contratação, segundo o município, são mapear e identificar os criadouros do mosquito transmissor. “O equipamento vai sobrevoar principalmente as áreas que apresentam maior número de notificações e confirmações. Quando descobertos os focos, através das imagens captadas pelo drone, o responsável pelo imóvel será notificado para regularizar a situação. Este serviço está em fase de contratação e estará disponível para os técnicos da Saúde de Marília muito em breve”, informa o município por meio de nota.

Leia também