Despejos irregulares em Herculândia transformam vicinais em ‘lixões’

A Prefeitura de Herculândia denunciou nas redes sociais o despejo irregular de lixo em vicinais da cidade. O crime ambiental vem acontecendo nas estradas municipais HER-040, HER-437 e HER-437.

De acordo com o Executivo, são depositados em trechos desses locais resíduos sólidos e de difícil decomposição, como plásticos e borrachas. Alguns materiais acabam servindo de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A cidade, inclusive, tem neste ano dois óbitos confirmados pela doença e mais de 180 notificações de moradores doentes, com 80 casos confirmados.

Flagrante feito pela prefeitura mostra até alguns montes de materiais despejados com fogo ateado ou já queimados, podendo ocasionar ocorrência de incêndios, já que o tempo seco predomina e a região enfrenta um período de estiagem.A administração municipal alerta que o despejo irregular de lixo é crime previsto em lei e pode levar à reclusão, detenção ou ao pagamento de multa. A penalidade varia de acordo com o dano causado ao meio ambiente. O descarte de materiais, recicláveis ou não, pode ser feito aos coletores de lixo, organizado pela prefeitura.

ATERRO /Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Herculândia anunciou que o terreno que se transformará em um novo aterro sanitário está sendo preparado para receber os resíduos da cidade.  A área fica localizada na região rural, no bairro Ganheri, na estrada municipal HER-438, com licença de operação de cinco anos, prorrogável por mais cinco. No entanto, de acordo com divulgação feita pelo Executivo nas redes sociais, a vida útil do local pode chegar a 20 anos.

Leia também