O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, realizado no último sábado (18) em Oscar Bressane, teve baixa adesão: apenas 17% do público-alvo compareceu à unidade de saúde do município.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Leila Aparecida Bonifácio Giroto, dos 70 moradores que precisavam atualizar a Carteira de Vacinação, somente 12 compareceram para colocar as doses em dia.
“Foram mobilizados vários esforços para atualizar a situação vacinal e reduzir o número de faltosos. No entanto, o dia estava bastante chuvoso, o que pode ter contribuído para a baixa adesão”, explicou a secretária.
Ao todo, foram aplicadas 41 doses de vacinas durante a campanha. As vacinas contra influenza e dengue registraram a maior procura.
Para incentivar a participação da população, a equipe utilizou carro de som, rádio local, redes sociais, grupos de WhatsApp e visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde.
“Apesar do comparecimento ainda ser considerado baixo, a ação foi muito importante para reforçar a importância da imunização e conscientizar a comunidade. A equipe continuará com estratégias complementares, como a busca ativa de faltosos pelos agentes e novas ações de vacinação”, destacou Giroto.
Além da vacinação, a equipe de saúde realizou 13 coletas do exame Papanicolau e 20 atendimentos adicionais, incluindo puericultura e beneficiários do Bolsa Família.
“O dia 18 foi muito produtivo. Agradeço a todas as servidoras que se dedicaram com empenho aos atendimentos”, ressaltou a secretária.
Durante a ação, também foi servido um café da manhã comunitário, com bolo, lanche natural, café, chá, suco, maçã e pipoca. As mulheres que realizaram exames receberam um brinde e uma carteirinha da mulher, enquanto as crianças vacinadas também ganharam lembranças especiais.