As aulas na rede municipal de ensino de Marília terão retorno na próxima quarta-feira (5), com atividades especiais preparadas pela Secretaria Municipal da Educação, para recepcionar a comunidade e facilitar o acolhimento de cerca de 18 mil alunos matriculados nas unidades escolares da cidade. A programação começa um dia antes, na terça-feira (4), com o “Dia da Família na Escola”, para um momento de integração dos pais e familiares com os educadores do município.
Segundo o calendário escolar, as aulas se iniciam no meio da semana nas Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) para todos os alunos matriculados do 1º ao 5º ano e também para as crianças das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), dos níveis 1 e 2, maternal 1, infantil 1 e 2. Já na quinta-feira (6), iniciam as crianças do Maternal 2. Um total de 2.583 servidores, entre professores, diretores e equipes de apoio e gestão, além de 293 funcionários terceirizados para a limpeza, vão cuidar dos preparativos para a recepção dos alunos.
“Já estamos recebendo os produtos alimentícios que fazem parte da merenda escolar. A pedido do prefeito Vinicius, fizemos alterações no cardápio para oferecer uma alimentação saudável, diversificada e rica em nutrientes. Em breve, durante o mês de fevereiro, teremos também outras novidades em relação à aquisição dos uniformes e na compra dos materiais escolares”, informou a secretária municipal da Educação, professora Cilmara Carreiro.
A rede municipal de educação de Marília conta com 19 Emefs, duas Emefeis (Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil), 40 Emeis e duas entidades parceiras (Lar da Criança e Amélie Boudet). Desse total, 45 unidades escolares contam com ensino integral. Além dessas escolas, a Educação municipal conta ainda com o Cemaee (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) e com duas unidades de EJA (Educação de Jovens e Adultos).