A Vigilância Sanitária de Vera Cruz intensificou as visitas de casa em casa como prevenção e controle do mosquito que transmite a dengue e outras doenças. De acordo com a divulgação feita pela administração municipal, a ação é realizada em duas etapas neste ano e a primeiro já foi iniciada no dia 15 deste mês. A segunda está prevista entre os dias 2 e 21 de dezembro.
O departamento que faz parte da Diretoria da Saúde informa que o objetivo dessas visitas é reduzir os criadouros e a infestação de insetos, alinhando-se ao LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti). Do início do ano até agora, o município tem 878 casos de dengue notificados e 511 confirmados, segundo o Painel de Monitoramento do Governo de São Paulo.
A Vigilância Sanitária também destaca que é realizado na cidade o recadastro dos quarteirões do município, programado para ser concluído até o final de novembro. Este trabalho envolve a atualização do número de imóveis residenciais, comércios e obras, para aprimorar a qualidade das informações para o próximo ano. A medida também poderá melhorar a amostragem do LIRAa e garantir uma cobertura mais eficiente nos ciclos de visitas e uma distribuição adequada do trabalho no controle das arboviroses.
Além disso, será implementada uma estratégia voltada para o escorpionismo, com o intuito de orientar a população sobre os riscos e medidas de prevenção. Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias foram instruídos a comunicar sobre situações como casas fechadas e recusas frequentes do morador para uma busca por soluções que possam impedir o controle de vetores.