sexta-feira, 18
de
outubro
de
2024
⛅ 19°C

Disputa apertada em Ubirajara elege Leila do Walmir como nova prefeita

Leila entrou na disputa da prefeitura faltando menos de um mês para o pleito (Foto: Redes Sociais)

Leila Alvim Bordim, a Leila do Walmir, que entrou na disputa eleitoral há menos de um mês para o dia da votação, é a candidata eleita para ocupar o cargo mais alto do Executivo de Ubirajara. Ela, que até então, tentaria uma vaga na Câmara, foi convocada às pressas para ocupar o lugar do marido, Walmir Bordim, no MDB (Movimento Democrático Brasileiro), depois que ele ficou inapto com a impugnação decidida pela Justiça Eleitoral.

A disputa pela prefeitura foi bastante disputada na cidade. É o que mostram os números da apuração feita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Com as 12 seções apuradas às 18h30 desse domingo (6), o resultado revelou a vitória de Leila com 28,55% dos votos válidos. Ela foi escolhida nas urnas por 964 vezes. E o que chama a atenção é o restante do placar. Sergio do Guido, do PSD (Partido Social Democrático), e Josué Sena, do Avante, ficaram empatados com 848 votos – o que corresponde 25,11% para cada um. Em terceiro ficou Paulinho Veterinário, do PP (Progressistas), com 422 votos e 12,50%, e em quarto, João Francisco, do PL (Partido Liberal), com 295 votos e 8,74% das escolhas válidas.

LEGISLATIVO /Entre os candidatos para compor a Câmara de Ubirajara na próxima legislatura, as duas mais votadas são mulheres. Elitánia, do MDB, recebeu 240 votos e Angélica Gomes, do PSB (Partido Socialista Brasileiro), 219. Baixinho Briquezi, do MDB (191 votos), Timinho da Máquina, também do MDB (183 votos), Marcos Baiano, do PSB (181 votos), Elias Pereira, do PP (179 votos), Tizil do Esporte, do MDB (171 votos), Baianinho, do PL (116 votos), e Celinho da Oficina, do PP (92 votos), terminam de compor o plenário pelos próximos quatro anos.

Outro detalhe das Eleições Municipais para a Câmara de Ubirajara é o efeito do sistema proporcional, que considera os quocientes eleitoral e partidário, além de sobras e médias. Quatro candidatos, que juntos somam apenas 30 votos, ficaram como suplente, deixando de fora da posição de substituto outros concorrentes que, sozinhos, tiveram até o triplo de escolha nas urnas.

Leia também