Dinheiro arrecadado neste ano pelo FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Herculândia será utilizado na realização de três projetos. Doações foram feitas durante a declaração anual de Imposto de Renda, de forma voluntária, para apoiar projetos essenciais nas áreas de educação, saúde e lazer.
De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo de Herculândia, Rogério Morandi Cabral, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o FMDCA foram criados em 1994, mas apenas em 2022 conquistaram um CNPJ próprio, independente da Prefeitura, o que permitiu o recebimento das doações do Imposto de Renda.
“Neste ano realizamos esse sonho antigo e já estamos com três projetos pleiteando financiamento pelo FMDCA. São iniciativas voltadas para crianças e adolescentes, com atividades culturais, recreativas e com foco no fortalecimento de vínculos com a comunidade em geral. Já estamos organizando as oficinas musicais que irão suprir a descontinuidade do Projeto Guri, que vem sendo encerrado em diversos municípios do Estado. Em nosso primeiro ano recebendo essa doação, já temos a expectativa de manter os três projetos pelo menos por um ano”, explicou Cabral.
A destinação de parte do Imposto de Renda ao FMDCA é uma forma acessível de participação social, permitindo que a comunidade contribua diretamente para projetos que melhoram a qualidade de vida de crianças e adolescentes do município. A expectativa é de que, nos próximos anos, mais contribuintes façam adesão à iniciativa, ampliando o número de ações desenvolvidas e fortalecendo a rede de proteção à infância e à juventude em Herculândia.