O Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil desarticulou, na manhã desta quinta-feira (5), um esquema de furto de energia elétrica em uma oficina mecânica no Jardim Califórnia, zona Oeste de Marília. O responsável pelo estabelecimento, um homem de 32 anos, foi preso em flagrante.
A ação teve início após o setor de inteligência da Polícia Civil identificar indícios de irregularidades no imóvel localizado na rua João Franco Nascimento. Durante a diligência, realizada com o apoio de técnicos da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), os investigadores constataram a existência de uma ligação clandestina ainda do lado externo do local. Um fio partia diretamente do poste da rede pública até a oficina, desviando o consumo da medição oficial.
Por volta das 7h, no momento da chegada da equipe policial, a oficina estava fechada. Os investigadores aguardaram até a chegada do proprietário, que foi abordado ao tentar abrir o estabelecimento. Questionado, ele teria admitido a irregularidade, alegando que já havia adquirido o imóvel com a ligação clandestina instalada e que não teria sido o responsável pela fraude.
O local foi periciado pela Polícia Científica, e a vistoria técnica da CPFL confirmou o furto de energia. Diante das evidências e da situação de flagrante, o homem foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foi autuado pelo crime.
Na delegacia, foi arbitrada fiança no valor de R$ 1.620, que foi paga pelo indiciado. Ele responderá ao processo em liberdade. Conforme a legislação brasileira, o crime de furto de energia elétrica prevê pena de um a quatro anos de prisão.