DRS de Marília registra aumento de atendimento e internações por asma

O tempo seco durante o inverno faz aumentar o alerta para o número de atendimentos realizados em decorrência de asma na rede SUS (Sistema Único de Saúde) de todo o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Marília.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o último levantamento feito, que é de janeiro a abril deste ano, mostra 123 internações e 1.208 atendimentos ambulatoriais em pacientes com asma na região.

Em 2022, no mesmo período, foram 62 internações e 269 atendimentos ambulatoriais em pessoas com a doença.

Em todo o Estado também houve aumento. Em 2023, de janeiro a março, foram registradas 4.416 internações e 15.910 atendimentos ambulatoriais. Um crescimento expressivo em relação às 2.929 internações e 13.216 atendimentos realizados no mesmo período em 2022.

Segundo a pneumologista do ambulatório de asma grave do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), Dra. Samia Rached, o inverno é um período de risco para quem tem asma.

“Tanto pelas mudanças do tempo, quanto pelo aumento das infecções virais. Nesta época do ano, há o aumento da procura por internações por crises asmáticas.”

A asma é um processo inflamatório das vias respiratórias que causa o estreitamento dos brônquios. A doença não tem cura, mas segundo os médicos, a maioria das pessoas vive uma vida normal e sem maiores restrições.

Leia também