Educação abre pregão de R$ 11,6 mi para aumentar uso da tecnologia nas escolas

Mais uma licitação milionária foi aberta pela Prefeitura de Marília nesta semana. Dessa vez, o pregão eletrônico nº 048/2024, com valor da contratação estimado em R$ 11.615.554,08, é para a Secretaria da Educação. O município pretende contratar empresa especializada na prestação de serviços de fornecimento/locação de chromebooks com gerenciamento em nuvem, gabinete de carregamento e painel interativo educacional, com videoconferência e projetor sem fio integrado. 

Os chromebooks são um novo tipo de computador projetado para realizar tarefas de modo mais rápido e fácil e serão utilizados nas escolas de ensino fundamental da rede municipal, que hoje atendem quase 11 mil estudantes. A sessão do pregão eletrônico, que tem como critério de julgamento o menor preço global do grupo, ocorre em agosto, no dia 7, a partir das 9h, pelo Portal de Compras do governo federal (http://www.gov.br/compras/pt-br).

Segundo justificativa publicada no Diário Oficial do Município do último dia 18, a contratação visa colocar em prática projeto de tecnologias educacionais nas escolas, chamado de “Aprendizagem Conectada”, levando equipamentos de última geração para uso de professores e alunos, aumentando a interação entre eles e o conhecimento.  “O projeto pretendido precisa da contratação de uma prestadora de serviços especializada e com experiência suficiente, já que a efetividade depende de um conjunto de fatores e de ações coordenadas, consonantes e estruturadas, aliadas a materiais adequados, estrutura tecnológica, formação de professores, acompanhamento e suportes constantes”.

No estudo técnico preliminar, a Educação destaca que a contratação tem por objetivo contribuir para a modernização, aprimoramento e melhoria da qualidade de ensino, implantando tecnologias educacionais como complemento pedagógico em sala de aula e garantindo a alunos e professores o acesso a conteúdos e equipamentos que tornam o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e estimulam a criatividade. O contrato com a empresa vencedora terá vigência de 12 meses. Após a assinatura do mesmo, a contratada terá 60 dias para concluir a implantação do serviço.

Leia também