Educação de Herculândia alcança média acima do definido pelo Inep

Estudantes participam de atividade na escola ‘Dona Maria Barbieri de Freitas’. Foto: Assessoria de Imprensa

Herculândia alcançou a média de 85,2% de crianças alfabetizadas, superando a meta estabelecida pelo governo, que é de 60%. O resultado foi divulgado pela prefeitura e faz parte do indicador “Criança Alfabetizada”, criado pelo Ministério da Educação, através do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e que calcula o percentual de estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental com o padrão nacional de alfabetização.

Dos 645 municípios do estado, apenas 76 conseguiram superar a meta estabelecida pelo governo para 2030, que é superior a 80%. O resultado coloca Herculândia no nicho de 11% das cidades paulistas que conseguiram alcançar e ultrapassar esse objetivo.

O secretário de Educação de Herculândia, Cristiano Vieira, atribui o alcance a uma série de iniciativas implementadas ao longo dos últimos anos. “Investimos na formação continuada dos professores, na implementação de sistema de ensino, materiais didáticos e no acompanhamento constante do desenvolvimento dos alunos. Além disso, o esforço da gestão escolar e dos professores foram fundamentais para o sucesso desse resultado”, destaca o responsável pela pasta.

Em 2023, 56% das crianças brasileiras alcançaram o índice de alfabetização definido pelo Inep. Para 2024, a meta estabelecida foi de 60%. Já para os próximos anos os valores seguem da seguinte maneira: 2025 – 64%; 2026 – 67%; 2027 – 71%; 2028 – 74%; 2029 – 77% e 2023 – 80%. Para os próximos anos, o município planeja continuar investindo na infraestrutura das escolas, na capacitação dos educadores e em projetos inovadores, informa a Prefeitura de Herculândia.

Leia também