Cerca de 60 professores da Rede Municipal de Ensino de Oriente participaram do Replanejamento 2025. Atividades foram realizadas ao longo de três dias — sexta-feira (18), segunda-feira (21) e terça-feira (22) — com o objetivo de analisar os conteúdos já trabalhados no primeiro semestre letivo e planejar as ações para o segundo semestre. “Buscamos recuperar o que ficou pendente nesse primeiro semestre, articulando com o que ainda está por vir no segundo. A proposta é focar nas habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas ano a ano”, afirmou o secretário municipal de Educação de Oriente, Leonardo Marques Tezza.
Segundo ele, o replanejamento visa mapear o perfil dos estudantes e avançar nos resultados de aprendizagem. “A intenção é olhar para cada aluno individualmente, cada turma, e, junto com a equipe gestora, identificar o que já foi alcançado e buscar o que ainda precisa ser desenvolvido neste segundo semestre”, explicou.
Nos dois primeiros dias, o replanejamento ocorreu nas próprias unidades escolares, com a análise das demandas específicas de cada instituição. No dia 22, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma formação sobre educação especial para toda a rede. “Foi um estudo de caso com uma profissional experiente na área, que veio compartilhar conhecimentos e oferecer formação, atendendo a uma demanda urgente da rede e da educação como um todo”, destacou Tezza.
A formação contou com a participação de todos os profissionais da educação, incluindo professores e funcionários, totalizando aproximadamente 90 pessoas. O segundo semestre do ano letivo de 2025 teve início nesta quarta-feira (23), em Oriente.