quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
⛅ 21°C

Educadores físicos de Marília participam de capacitação paralímpica gratuita

Programa criado em 2021 capacita educadores físicos para a integração da pessoa com deficiência no esporte (Foto: Divulgação)

Nesta semana, os educadores físicos de Marília participam de uma capacitação paralímpica, ou seja, voltada para a prática dos esportes adaptados para a inclusão de estudantes com deficiência. Serão oferecidas 200 vagas para professores de educação física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano do curso e profissionais envolvidos com atividades esportivas, como clubes, entidades e associações.

O curso gratuito do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, uma ação do governo do Estado, é realizado entre os dias 15 e 18 de outubro, na Faip (Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista). O projeto, que na última semana passou por Piracicaba, é uma iniciativa das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes.

Nos quatro dias do curso, os participantes receberão capacitação técnica, teórica e prática de paradesporto em oito modalidades, divididas em duas grades distintas que podem ser escolhidas pelo aluno. Os profissionais poderão beneficiar mais de 17 mil pessoas com deficiência, o que representa cerca de 7,19% da população da cidade de Marília.

Sobre o programa, Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destaca que “integrar pessoas com deficiência no esporte é fundamental para promover saúde, inclusão e integração social. Investir na capacitação de professores e na prática do paradesporto não é apenas incentivar o interesse dos jovens, mas também fortalecer a autonomia e a igualdade”.

Os interessados podem se inscrever pelo site www.paralimpico.com.br  ou presencialmente no local do curso, dependendo da disponibilidade. Os participantes serão certificados no final da qualificação.

O PROGRAMA /Criado em 2021, por meio de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa já capacitou 8,3 mil profissionais de educação física em mais de 82 etapas pelo estado de São Paulo. Só em 2023, foram 3,8 mil.

Leia também